Nota de falecimento

Faleceu, nesta sexta-feira (25/6), o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) Jeorling Jocely Cordeiro Clève, 88 anos. O desembargador era pai do advogado Clèmerson Clève e avô da advogada Ana Carolina de Camargo Clève, sócios do escritório Clèmerson Merlin Clève Advogados Associados.

Jeorling Clève era Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma de 1957, e exerceu a advocacia de 1957 a 1966, com um escritório na comarca de Pitanga. Foi professor e um dos fundadores do Colégio Estadual de Pitanga e também professor do Ginásio Estadual de Ivaiporã, em 1970. Foi, ainda, professor de Direito Processual Civil na Escola Superior da Magistratura do Paraná, desde sua fundação, por aproximadamente cinco anos.

Em 1966, mediante concurso público, ingressou na magistratura. Foi juiz substituto em Foz do Iguaçu, União da Vitória e Pato Branco. Como juiz de direito, exerceu suas ativi­dades profissionais em Piraí do Sul, Ivaiporã e Guarapuava. Promovido para a capital, foi titular das 3.ª e 11.ª Varas Cíveis. Em 25 de junho de 1990 — há exatos 31 anos, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada, sendo promovido ao cargo de desembargador do TJ-PR em 30 de abril de 1999. Se aposentou em 31 de julho de 2002.

Clève era também membro da Academia Paranaense de Letras (APL), instituição na qual ocupava a cadeira de número 23. Fez parte do Centro de Letras do Paraná e era membro benemérito da Academia de Artes, Ciências e Letras de Guarapuava. Foi eleito em 26 de agosto de 2010 e recebido na APL por René Ariel Dotti, em 22 de fevereiro de 2011, em sessão solene realizada na sede do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP).

O velório ocorrerá no Cemitério Parque Iguaçu (Rua Nicolau José Gravina, 292, em Curitiba) a partir das 11h deste sábado, 26/6. O sepultamento está previsto para as 15 horas.