Clèmerson Merlin Clève palestra sobre o STF e os diálogos institucionais

O sócio fundador do escritório e professor Clèmerson Merlin Clève palestrou, na manhã desta terça-feira (9), sobre o tema Supremo Tribunal Federal e os diálogos institucionais no programa de intercâmbio “Por dentro do Supremo”, promovido pelo STF.  O assunto, segundo o docente, é de grande relevância para a reflexão sobre as novas tendências do Supremo. Clève abordou o papel de conciliação e mediação, além da redefinição do Supremo como uma Corte de precedentes. O professor afirmou que os desacordos em uma democracia são inevitáveis, porém acredita que as instituições que garantem o direito de discordar devem permanecer.

O evento vai até o dia 11 de março e é coordenado pela Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação da Corte.

O objetivo da iniciativa é estimular a acessibilidade dos estudantes e pesquisadores à história e ao funcionamento do STF e a programação é voltada para esse propósito. No total, 250 candidatos se inscreveram e 32 foram selecionados para participar.

Segundo a Coordenadora de Pesquisas Judiciárias, Lívia Gil Guimarães, “a  ideia é fomentar a troca acadêmica entre estudantes do Brasil inteiro para que possam ser apresentados às vivências do STF, mesmo que virtualmente. Esta aproximação é fundamental e faz parte do norte estabelecido como missão da área e da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF (SAE)”.